"Nzambi a tu bane nguzu um kukaiela"

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Carta ao filho, Benedito Graco Pinto da Gama, 23/09/1870 (Luiz Gama)

Diz a tua mãe que a ela cabe o rigoroso dever de conservar-se honesta e honrada; que não de atemorize da pobreza que lego-lhe, porque a miséria é mais brilhante apanágio da virtude.
Tu evita a amizade e as relações dos grandes homens; porque eles são como o oceano que aproxima-se das costas para corroer os penedos.
Sê republicano, como o foi o Homem-Cristo. Faze-te artista; crê, porém, que o estudo é o melhor entretenimento, e o livro o melhor amigo.
Faze-te apóstolo do ensino, desde já. Combate com ardor o trono, a indigência e a ignorância. Trabalha por ti e com esforço inquebrantável para que este país em que nascemos, sem rei e sem escravos, se chame Estados Unidos do Brasil*.
Sê cristão e filósofo; crê unicamente na autoridade da razão, e não te alies jamais a seita alguma religiosa. Deus revela-se tão somente na razão do homem, não existe em Igreja alguma do mundo.
Há dois livros cuja leitura recomendo-te: a Bíblia Sagrada e a Vida de Jesus por Ernesto Renan**.
Trabalhe e sê perseverante.
Lembra-te que escrevi estas linhas em momento supremo, sob a ameaça de assassinato. Tem compaixão de teus inimigos, como eu compadeço-me da sorte dos meus.

Teu pai
Luiz Gama

*Segundo José Maria dos Santos, trata-se certamente da primeira vez que a expressão "Estados Unidos do Brasil" foi enunciada.

**Ernest Renan, Vida de Jesus (Origens do Cristianismo). São Paulo: Martin Claret, 1995.


Lígia Fonseca Ferreira, Organizou, como trabalho pioneiro, a reedição crítica das "Primeira Trovas  Burlescas de Luiz Gama e Outros Poemas", pela editora Martins Fontes (2000).

"Primeira Trovas  Burlescas de Luiz Gama e Outros Poemas". Org.: "Lígia Fonseca Ferreira".

Fonte: "FERREIRA, Lígia Fonseca", "Com a Palavra Luiz Gama: Poemas, Artigos, Cartas, Máximas". São Paulo: Imprensa Oficial, 2011. "Carta ao filho, Benedito Graco Pinto da Gama, 23/09/1870". p. 193.

Um comentário:

Eloi....... disse...

Verdadeiro e fiel e mais patrióta,vendido por dividas de seu pai...E acolhido pela sua sinceridade e honenstidade,que pais é esse que não mudou de tantos anos..e Luiz Gama deu o pointa pé....contra o abuso social da autoridade ppé julgar destes forum do preconceitos...Um homem respeitoso mas morreu pobre mas não deiou sua intrgridade ser vendida... Valeu Luiz Gama.,.,.