"Nzambi a tu bane nguzu um kukaiela"

segunda-feira, 1 de maio de 2017

"...Meus lindos irmãos e irmãs pretos! E quando nos referimos a preto... Malcolm X

"...Meus lindos irmãos e irmãs pretos! E quando nos referimos a preto estamos falando de tudo que não é branco, meus irmãos e irmãs! Somos todos pretos para o homem branco, mas temos mil e uma cores diferentes. Olhem só para suas peles! Virem-se olhe para o outro! Que tom de preto africano poluído pelo branco que vocês são? Estão me vendo...pois saibam que as ruas costumavam me chamar de Detroit Red! é isso mesmo! Um demônio estuprador de cabeça vermelha foi meu avô! É tão perto assim! Era o pai da minha mãe!Ela não gostava de falar a respeito. E alguém pode culpa-la por isso? Dizia que jamais vira o pai.E sentia-se contente por isso! E eu me sinto contente por ela!Se eu pudesse tirar todo sangue dele que possui meu corpo e polui minha pele,podem ter certeza que o faria!Porque odeio cada gota de sangue do estuprador que está em mim! E isso acontece não apenas comigo,mas com todos nós! Durante a escravidão...pensem nisso!...foi raro que uma das nossas avós pretas,das nossas bisavós,das nossas tataravós,pudesse escapar ao senhor de escravos estuprador! O senhor de escravos estuprados emasculava o homem preto...com ameaças, com medo...até hoje o homem preto vive com medo do homem branco no coração! E até hoje ainda vive sob os tachões do homem branco! Pensem nisso! Pensem naquele escravo preto cheio de medo e temor,ouvindo os gritos da mulher,da mãe,da filha...sendo estupradas... no estábulo,na cozinha,no mato! Pensem nisso,meus queridos irmãos e irmãs! E vocês também estão com medo do estuprador para fazerem alguma coisa! E a prole dos seus atos ignóbeis e animais,esse homem branco chamou de coisa como "mulato", de tantas outras coisas que ainda nos chamam... a vocês e a mim...quando não estão desdenhosamente nos chamando de "crioulos! Virem-se e olhem para os outros,meus irmãos e irmãs... e pensem nisso! Você e eu,poluídos em todas essas cores... e esse demônio tem a arrogância e o descaramento de pensar que nós,suas vitimas,devemos amá-los!" 


Malcolm X

Nenhum comentário: