"Nzambi a tu bane nguzu um kukaiela"

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Viriato Clemente da Cruz


Viriato Francisco Clemente da Cruz, nasceu em Kikuvo, Porto Amboim, no Cuanza Sul em Angola, em 19 de março de 1928. Foi um dos lideres da luta pela libertação de Angola, sendo também considerado um importante impulsionador da poesia angolana durante as décadas de 1940  e 1950. Viriato cresceu numa família humilde, e cedo foi abandonado pelo pai. Ele estudou no Liceu Salvador Correia. 


Durante os anos de 1950 esteve em contato com a movimentação anti-colonial clandestina em Luanda. Deixou Angola por volta de 1957  e foi para Paris onde conheceu Mário Pinto de Andrade, com quem desenvolveu atividades políticas e culturais. 


Como Mário Pinto de Andrade, Viriato participou em 1960 da fundação, no exterior do MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola). Tornou-se secretário geral. Nesse contexto participou de uma delegação da FRAIN (Frente Revolucionária Africana pela Independência Nacional dos Povos sob Domínio Português).



Em 1960, fez uma viagem à China para obter apoios. Devido à divergências com o presidente do movimento, Agostinho Neto, foi formalmente expulso, em 1963. 
Viriato Clemente da Cruz, faleceu  em Pequim, na China, vítima de um ataque do miocárdio, em 13 de Junho de 1973.

Nenhum comentário: